Como atrair o cliente ideal para o seu negócio de fotografia de comida

O grande desafio quando iniciamos um negócio ou quando o reestruturamos é como conseguir clientes para começarmos de fato a trabalhar.

Mas não é qualquer cliente que almejamos. Queremos as empresas, marcas e empreendedores certos. Aqueles, que além de precisarem do nosso trabalho, irão valorizá-lo.

Perdi as contas de quantas vezes reinventei o meu negócio, as mudanças fazem parte de quem empreende. Ah como entendo a ansiedade de conseguir fechar os primeiros contratos. Uma felicidade só.

Não há nada mais empolgante que encontrar o ritmo certo de prospecção. Agora é a parte que dá aquele pânico, afinal, você tem certeza de duas coisas:

  • Que odeia vender
  • Que não sabe vender

Como empreendedora criativa também sentia as mesmas coisas. O que me ajudou muito foi entender que poderia desenvolver meus próprios processos de prospecção de clientes. Não precisava virar vendedora chata e insistente. 

Queria muito ser a empreendedora com a solução certa para cada cliente, ajudando-o na missão de alavancar seu negócio com fotos incríveis de suas comidas. 

Foi tão libertador pensar dessa forma. Olhar sob outra perspectiva me fez encontrar um propósito para o meu trabalho. Foi uma mudança simples de pensamento, mas fez uma enorme diferença pra mim. E que pode te ajudar muito na sua jornada na busca dos clientes ideais para o seu negócio.

Tenha em mente que é muito importante buscar clientes que estejam alinhados a você a sua empresa. Quando trabalhamos para marcas e pessoas que gostamos, ficamos felizes e satisfeitas, isso, com certeza, será traduzido no resultado final do nosso trabalho.

O primeiro passo é você saber como se tornar atraente para o seu cliente ideal.

Identificando seu cliente ideal

Não caia na armadilha de achar que todos os clientes são para você, porque não é bem assim. Vamos a um exemplo simples, mas que mostra bem o que quero dizer. Suponhamos que seja uma vegetariana. Causaria muito desconforto ter como cliente um frigorífico. Iria ferir seus princípios de vida.

Por isso, defina detalhadamente quem é o seu cliente ideal. Isso bem definido te ajudará a criar conteúdos para o seu site/blog, além de te ajudar a construir sua presença nas redes sociais, despertem o interesse no tipo de cliente que você quer trabalhar.

Para te ajudar a definir o seu cliente ideal é necessário fazer algumas pesquisas:

  • Quais são os medos dele?
  • Quais são seus sonhos?
  • Quais são seus pontos fracos?
  • Como você pode ajudá-los?
  • Como eles se comunicam?
  • Estão online ou não? 

Responder essas questões te mostra o caminho a seguir. Isso não é ciência exata e você pode mudar sua rota a qualquer hora. Olha que maravilha! Conforme for ganhando experiência, fotografando, descobrirá quais são os trabalhos que adora fazer e quais que não curte tanto. O segredo é manter sempre o cliente ideal no centro e ir ajustando, mesmo que o próprio cliente ideal mude também. Como já aconteceu comigo várias vezes.

Mostre seu valor além do seu talento como fotógrafa

Sem dúvida nenhuma, suas habilidades fotográficas são importantes. Porém, estamos na era digital, as pessoas têm excelentes celulares e muitas são ótimas fotografando com eles. 

O que vai fazer se destacar são os outros conhecimentos que você pode acrescentar junto com as suas fotos.

Seja mais que uma fotógrafa, seja uma consultora

Importante ressaltar, jamais esqueça que você é a fotógrafa. Se seus clientes pudessem fazer o seu trabalho, ou tivessem tempo para tentar, não estariam te contratando. 

Mesmo que você esteja começando e nunca tenha realizado um job pago, provavelmente estudou muito, observou incansavelmente os trabalhos de outros fotógrafos, praticou exaustivamente e montou um portfólio bacana. Sabe aonde quer chegar com o seu negócio de fotografia. 

Mostre todo o seu potencial profissional e seu conhecimento aprofundado sobre fotografia de comida e em outros assuntos que possam ajudar, de alguma forma, os clientes. Você deixa de ser apenas a fotógrafa e passa a ser também consultora.

O cliente ideal valoriza muito esse tipo de postura, pois sua entrega será maior do que foi acordado em contrato.

No meu caso, tenho muita bagagem em comunicação, marketing e negócios, são mais de 27 anos empreendendo. Então, na minha fotografia esses três tópicos são sempre abordados com o cliente. Sou muito cuidadosa com o que vai aparecer nas imagens. Discuto ideias e tópicos importantes que ajudarão a empresa alcançar o objetivo dela.

Ser uma profissional que entrega muito além da fotografia, te ajudará a fidelizar o cliente e vender mais para o mesmo. O que torna o negócio mais lucrativo.

Invista na experiência do seu cliente

Desde o primeiro contato até a entrega das fotos deve ser muito bem pensado para que a experiência do cliente seja incrível.

Para isso, tenho todas as etapas organizadas e prontas para enviar ao cliente.

Vou explicar melhor. Quando um cliente entra em contato comigo, converso com ele para entender quais são suas necessidades e de que forma posso ajudá-lo. Envio alguns links importantes:

link do portfólio online

link com depoimentos de clientes

link com fotos o estúdio

Dessa forma, além do cliente já ter acesso a materiais importantes sobre o meu trabalho, já entende que sou uma fotógrafa muito profissional e extremamente organizada.

Enquanto isso, já estou montando a proposta para ele. Tenho o layout do template de orçamento pronto, vou apenas personalizando as informações de acordo com as necessidades que me passou durante nosso contato inicial.

A experiência continua durante o dia das fotos. Gosto de clicar e mostrar as imagens no visor da câmera e no computador. O cliente vai ficando seguro e vamos pontuando para caminhar para um resultado com excelência.

O processo de seleção das fotos e de entrega é todo automatizado, feito numa plataforma profissional, especialmente para garantir agilidade em todo o processo. O cliente fica feliz e satisfeito e eu também.

Alguns dias depois da entrega, checo com os clientes para ter o feedback e ter certeza que o trabalho atingiu as expectativas.

Tenha um portfólio online

Seu cliente ideal tem um desejo único: que você possa criar imagens lindas, que conectem com os objetivos da marca e despertem os desejos nos clientes dele.

Por isso, selecione as imagens mais incríveis para entrar no seu portfólio. Se você está começando, não se preocupe, produza fotos especialmente para essa finalidade. Não é porque nunca foi paga ainda para realizar um trabalho, não seja uma boa fotógrafa. Suas imagens devem comunicar todo o seu potencial.

Depois de ter uma boa quantidade de imagens produzidas. É hora de procurar onde hospedá-las. Hoje temos muitas opções de empresas de sites, criadas especialmente para atender fotógrafos e fotógrafas, que oferecem toda a estrutura para hospedagem com muita praticidade e agilidade. É muito rápido montar o site e portfólio.

Deixe o cliente ideal encontrar você

Recomendo divulgar seu nome e trabalho de várias maneiras diferentes:

Blog/ site

Postagens bem escritas, cheias de informações te ajudam a se posicionar como autoridade na área. Por meio delas, seu cliente ideal consegue te conhecer antes de entrar em contato. Também pode ser uma maneira de te encontrarem pela busca do Google. 

Lista de email

As listas são aquele tesouro valioso e que muitos profissionais simplesmente ignoram, perdendo a oportunidade de criar um relacionamento com possíveis clientes. 

Para incentivar seu cliente ideal a se inscrever nela, crie um material de muito valor, cheio de informações úteis para o negócio dele. Ele se inscreve e recebe o material direto no email. 

Existem vários serviços disponíveis agora que a ajudarão a criar sua lista e distribuir e-mails. Entre eles estão o Mailchimp e Leadlovers (uso há anos esse último). 

Redes Sociais

Nem preciso dizer a importância das redes sociais e as possibilidades de negócios que podem gerar para as empresas. Nelas, é importante atuar ativamente, com constância. 

Você não precisa estar em todas as redes, mesmo porque ficaria inviável. O ideal é você estar nas redes sociais em que seu cliente ideal provavelmente usará.

Instagram – é a nossa praia, plataforma feita para valorizar a fotografia. Muito bom criar conexão com clientes em potencial.

Facebook – os grupos funcionam bem para fazer conexões. Oportunidade também para entender melhor as necessidade dos possíveis clientes. 

LinkedIn – adoro usar o LinkedIn para encontrar clientes, acho uma rede bem profissional e estruturada. 

YouTube – vídeos conectam rapidamente, sem contar que alguns clientes gostam de fazer a procura quando precisam de algo diretamente no YouTube. Você pode mostrar os bastidores, fazer um estudo de caso ou simplesmente mostrar seu processo criativo.

Comunicação profissional

Ter a comunicação do negócio bem estruturada e organizada é mostrar profissionalismo desde o primeiro contato do cliente. Algumas dicas:

Respostas rápidas – sei que a urgência do outro pode nos deixar ansiosas. Por isso, tente achar a sua maneira ágil de atender uma solicitação de um possível cliente. 

Tenha todas as informações – os clientes nem sempre sabem o que perguntar e como conduzir o que querem. Por isso, seja direta e prática em cada etapa do processo, oriente quando precisar de algo dele e antecipe explicando sempre a próxima etapa. 

Clareza  – simplifique as etapas do seu negócio para que fique fácil do seu cliente entender e executar.

Uma parte por vez – conduza o cliente em cada etapa por vez. Espere ele absorver, só depois siga para a próxima fase. Muitas informações passadas de uma única vez podem confundi-los e atrapalhar a experiência.

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