Como tirar ótimas fotos de comida com pouca luz

Hoje foi um dia de resolver muitas coisas pessoais por aqui. Só consegui fotografar no final da tarde, com a luz já indo embora.

Separei algumas dicas para fotografar com pouca luz:

  • Use um tripé – Se alguém me perguntar qual é o equipamento fundamental na fotografia de comida, sem dúvida, responderei o tripé. Não precisa ser um modelo caro, você encontra vários bem satisfatórios na faixa de R$ 100,00.
  • Longa exposição – Essa é beleza de usar o tripé, a gente pode ousar e trabalhar com longa exposição. Vale dar dicas dentro das dicas? Vamos lá:
  • Sempre use um tripé.
  • Use um controle remoto ou app para acionar remotamente o botão do obturador.
  • Se optar em apertar o botão manualmente, fique quieta e imóvel quando o obturador for disparado. Qualquer movimento pode causar desfoque.
  • ISO alto – Hoje em dia temos opções de câmeras, até mesmo aquelas de entrada, que seguram bem com o ISO alto. Vale experimentar. Tento sempre manter o ISO o mais baixo possível pra garantir maior nitidez nas imagens.

Acontece que, em muitos casos, escolhemos subexpor a foto do que aumentar o ISO e expor corretamente a imagem. Porém, com a subexposição criamos mais partes sombreadas na imagem, ou seja, mais ruído.

Mas veja só, isso pode resultar em mais ruído do que realmente conseguiríamos se fotografássemos com um ISO mais alto.
ISO alto não é o inimigo! Faça sempre o teste com iso mais baixo e mais alto e analise o resultado. Essa é a melhor forma de aprender.

  • Aproxime-se da fonte de luz – Quanto mais longe estiver da fonte de luz, menos quantidade de luz atingirá o objeto. Posicione o elemento bem próximo à janela.
  • Use o foco manual – Tentar usar o foco automático em lugar mais escuro é ter uma câmera louca tentando achar o foco e não conseguindo, claro! O foco manual resolve essa questão fácil. Use o recurso de zoom da câmera para saber certinho onde está focando. Particularmente, sempre fotografo comida usando o foco manual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *